O Julgamento de Pôncio Pilatos Lhasa Editora
Edmundo Lellis Filho

O Julgamento de Pôncio Pilatos

Começar a ler o livro


Edmundo Lellis Filho Canadá
Edmundo Lellis Filho – Canadá

FICÇÃO HISTÓRICA romanceada que narra o fim de Pilatos e de sua esposa, após o julgamento em que aquele Juiz e Prefeito da Judeia condenou o Cristo à bárbara pena de morte por crucificação.

Estava escrito que Jesus de Nazaré, o Cristo, haveria de nascer pobre, em uma manjedoura; estava profetizado que Ele viveria, morreria e, por fim, ressuscitaria, cumprindo a promessa divina de reconciliação entre Deus e os homens.

E sobre Pilatos? Nada se predestinou?

Jesus é julgado por Pilatos
Jesus é observado por Pilatos: Henry Coller.

Três figuras surgem como protagonistas da consumação da crucificação do Mestre: o discípulo Judas, que O traiu; o apóstolo Pedro, que O negou; o juiz Pilatos, que O condenou à mais cruel pena de morte.

O evangelista Mateus diz que Judas se matou por enforcamento, tomado de grande arrependimento; a tradição cristã antiga reafirma que Pedro se entregou ao martírio durante a perseguição do Imperador Nero, vencendo o medo da morte. E Pilatos?

Pilatos interroga Jesus
Imagem da Internet: Pilatos interroga Jesus

A respeito de seu fim, há várias versões em escritos apócrifos, desde as que falam sobre seu arrependimento e santificação, até as que narram sua condenação pela morte de Jesus, que teria enfurecido o Imperador Tibério!

O que é a verdade? replica Pilatos a Jesus (internet)

Na realidade, a minuciosa descrição dos atos de julgamento de Jesus por Pilatos contida nas escritas sagradas dos evangelistas, onde ele filosofa sobre “o que é a verdade”; a estranhíssima cena em que o Juiz “lava as mãos” (ato da tradição de Jerusalém, que não significa “omissão”, e sim “absolvição”), e até mesmo seu posterior interesse na guarda do sepulcro do Cristo, levam a crer que Pilatos não “desapareceu” da história por ter sido uma figura insignificante ou desprezível.

Pilatos lava as mãos do sangue de Jesus
Imagem da Internet: Pilatos lava suas mãos
Pôncio Pilatos moedas e Torre Antônia
Pilatos, suas moedas e Torre Antônia. Internet

Contudo, além de uns poucos objetos, tais como uma moeda de bronze, pouca prova material a História deixou da existência de Pilatos. A própria Torre Antônia, onde se deu o julgamento do Cristo, desapareceu…

Pedra escrita nome de Pôncio Pilatos
Pedra com nome de Pôncio Pilatos. Internet

Ainda, há 50 anos, em “Herodium”, uma outra reminiscência do Juiz Pilatos foi encontrada.

Túmulo do Rei Herodes
“Herodium”. O túmulo nababesco de Heródes, monarca que governou em Jerusalém, ao tempo de Pilatos. Internet.
Pôncio Pilatos
Imagem da Internet: Uma das centenas de versões de Pôncio Pilatos

Trata-se de um anel simples, de liga de cobre, e que, por isso, supõe-se que não teria ornado o dedo do rico e poderoso Prefeito romano, mas estado no dedo da mão de um de seus subordinados.

Anel de Pôncio Pilatos Juiz Romano
“Anel de Pilatos”. Internet

Então, a partir dos poucos fatos historicamente existentes, dos quais Flávio Josefo é um historiador subjetivo e não-confiável, porque reproduz acontecimentos dos quais ouviu falar, não os presenciando diretamente, resta um grande espaço em branco que, em O Julgamento de Pôncio Pilatos, transformei nas folhas do meu primeiro romance (1992), ao longo de meses, madrugada afora, buscando, nos escritos apócrifos contraditórios, um fim para o espírito de Pilatos, um destino que, finalmente, pudesse deixá-lo em paz.


Lhasa Editora Livros para quem pensa com o lado esquerdo do cérebro
Lhasa Editora Livros para quem pensa com o lado esquerdo do cérebro
Ficha Catalográfica Livro O Julgamento de Pôncio Pilatos
ISBN-O Julgamento de Pôncio Pilatos

LEAVE A COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!